Passar para o Conteúdo Principal
 

“O Filesender tem uma grande solicitação”

“O Filesender tem uma grande solicitação”

O gestor de infraestruturas da Unidade de Computação Científica Nacional, João Rosa, revela alguns dos dados mais recentes relativos ao serviço de envio e partilha temporária de grandes ficheiros garantido pela Unidade de Computação Científica Nacional: “Atualmente, são transferidos pelo Filesender mais de 2TB de dados por mês”. 

Como pode descrever o serviço Filesender? 
O Filesender é uma solução segura para enviar e partilhar temporariamente grandes ficheiros entre utilizadores. Trata-se de uma aplicação web que permite a utilizadores autenticados enviar e armazenar temporariamente ficheiros de elevada dimensão. A autenticação dos utilizadores é feita através do serviço RCTSaai.

A quem e em que situações pode ser útil? 
Este serviço destina-se à comunidade servida pelas instituições ligadas à RCTS. A instituição de origem do utilizador deverá deter uma autenticação federada RCTSaai. Todavia, a partilha de ficheiros é possível entre um utilizador RCTSaai (não federado) e outro utilizador sem qualquer tipo de autenticação (quer este último seja o destinatário ou o remetente do ficheiro).  Atualmente, esta é uma solução muito útil para aquelas situações em que o ficheiro que se quer enviar tem um tamanho demasiado grande para poder ser enviado por email. Tem ainda a vantagem adicional de se poder indicar vários destinatários, sendo que o upload do ficheiro é feito apenas uma vez.

Pode partilhar algumas estatísticas de utilização?
Atualmente, são transferidos pelo Filesender mais de 3000 ficheiros por mês o que corresponde em média a mais de 2TB de dados. Estes valores contabilizam apenas os ficheiros que foram carregados: a descarga dos ficheiros duplica, no mínimo, os valores indicados.    

Qual a visão de futuro para este serviço? Quais serão os próximos passos?
Temos registado um aumento gradual da utilização do Filesender, quer no numero de utilizadores distintos, quer na recorrência que os mesmos fazem da utilização do serviço. Vamos continuar a apostar na disponibilização deste serviço à comunidade, nomeadamente na melhoria da qualidade, com uma atualização da versão do sofware que contamos ocorra ainda este semestre. Por outro lado, aumentaremos também os recursos de hardware que suportam o serviço, de forma a melhor responder ao facto do Filesender ser um serviço com uma grande solicitação.