Passar para o Conteúdo Principal
 

Prémio Arquivo.pt está de volta em 2019!

Prémio Arquivo.pt está de volta em 2019!

O Arquivo.pt volta a distinguir em 2019 propostas que utilizem, de forma útil e inovadora, a informação web do passado, com um total de 15.000€ em prémios.

Depois de, em 2018, a primeira edição ter premiado três propostas de utilização do acervo digital preservado no arquivo da web portuguesa, o Prémio Arquivo.pt está de volta em 2019.

O concurso terá os mesmos moldes da edição anterior e estará aberto a todos os interessados, independentemente da sua área de estudos ou de atividade, com um total de 15.000€ em prémios.

As propostas distinguidas, individuais ou em grupo, serão as que melhor promovam a utilização da informação web preservada no Arquivo.pt.

As candidaturas podem conter projetos de investigação que utilizem os recursos do Arquivo.pt ou descobertas de aplicações úteis do arquivo para a sociedade.

O grande vencedor da primeira edição do prémio Arquivo.pt foi o projeto “Conta-me Histórias”, liderado pelo investigador do INESC TEC, Ricardo Campos.
A plataforma (www.contamehistorias.pt) oferece uma narrativa temporal a partir das notícias publicadas online sobre um determinado tema.


Foto na cerimónia de entrega dos Prémio Arquivo.pt 2018

Para Ricardo Campos, vencer a primeira edição do Prémio Arquivo.pt foi “um importante impulso” para o projeto, acrescentando que, graças a esta distinção, “poderão decorrer outros trabalhos de investigação”.

O regulamento do concurso será publicado em breve, sendo que as candidaturas decorrerão entre janeiro e maio de 2019. Para mais informações, visite: www.arquivo.pt/premios