Passar para o Conteúdo Principal
 

Resultados “Summer 2020 RCTS CERT Capture The Flag” – Balanço extremamente positivo  

Resultados “Summer 2020 RCTS CERT Capture The Flag” – Balanço extremamente positivo  

CTF

Serviço de resposta a incidentes de segurança informática da Rede Ciência Tecnologia e Sociedade – RCTS organizou um evento “Capture The Flag”, entre 4 e 6 de agosto, com uma duração de 50 horas. 

O evento foi composto por 21 desafios, e teve 46 equipas inscritas, sendo que dessas, 27 resolveram pelo menos uma das atividades propostas. Os exercícios apresentados centraram-se em técnicas como reverse engineering, a criptografia, passando por operações de web hacking ou pela análise forense. Outros desafios foram desenvolvidos nas áreas de esteganografia e wifi.  Toda a participação foi exclusivamente remota. 

O CTF foi vencido pela equipa xSTF (xstf.pt), constituída por alunos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que resolveu todos os desafios em pouco mais de 6 horas. Em segundo e em terceiro lugar ficaram as equipas “iamroot” e “TeamRocketIst que também resolveram integralmente os 21 desafios – embora em intervalos de tempo superiores. 

feedback dos participantes, a quem agradecemos a participação, foi muito positivo, o que constitui um forte incentivo para organizar outro evento deste tipo, no próximo ano.