Passar para o Conteúdo Principal
 

Vencedores da 3.ª Edição do Prémio Arquivo.pt 2020

Vencedores da 3.ª Edição do Prémio Arquivo.pt 2020

premioarquivopt2020

Arquivo.pt, uma infraestrutura de investigação gerida pela FCT através da sua Unidade Computação Científica Nacional (FCCN), anunciou os três finalistas vencedores da 3.ª Edição do Prémio Arquivo.pt 2020.

O primeiro prémio, no valor de 10 000 euros, foi atribuído ao projeto “Desarquivo” desenvolvido por Miguel Ramalho. Neste projeto desenvolveu-se uma ferramenta que permite verificar a relação entre entidades, pessoas, organizações e locais com base nas notícias publicadas online nos últimos 20 anos. Esta ferramenta é pública. Estudantes, investigadores, ou qualquer cidadão poderão utilizá-la para, de uma forma rápida e dinâmica, explorar os conteúdos e relações estabelecidas.

O projeto “Extensão Arquivo.pt” mereceu o segundo lugar, com um prémio de 3 000 euros, e foi desenvolvido por Rodrigo Marques e Hugo Silva. Trata-se de uma extensão para o atual browser do Arquivo.pt, que permite realizar pesquisas avançadas diretamente a partir do browser, sem ser necessário abandonar a página que se está a visualizar no momento.

Nuno Bragança foi o vencedor do terceiro prémio, no valor de 2 000 euros, com o projeto “Arquivo Económico.pt” que consiste numa aplicação que possibilita a comparação de preços de produtos desde o tempo do escudo português.

A Menção Honrosa desta edição do Prémio Arquivo.pt foi entregue ao projeto “Jornal do Passado”, desenvolvido por Bruno Galhardo. O projeto consiste num jogo em que o utilizador testa os seus conhecimentos sobre notícias ou eventos, tentando acertar na data em que ocorreram.

Os projetos a concurso foram avaliados por um júri independente, composto por Miguel Fontes (diretor-executivo da Startup Lisboa), Helena Freitas (bióloga e professora da Universidade de Coimbra), Paulo Bastos (jornalista da TVI), Maria Beatriz Marques (professora da Universidade de Coimbra e doutorada em Letras na área de Ciências Documentais) e Teresa Firmino (editora da secção de Ciência do PÚBLICO). Os prémios serão entregues a estes vencedores no Encontro Ciência 2020, que se realiza no início de novembro.

O Arquivo.pt é uma infraestrutura de investigação que arquiva e preserva as páginas da web publicadas em Portugal desde 1996 e tem um serviço de pesquisa online que dá acesso a toda a informação arquivada. O principal objetivo do Arquivo.pt é a preservação da informação publicada na web para memória, estudo e investigação, com acesso a toda a população.

Todos os anos a FCT abre o concurso de projetos “Prémio Arquivo.pt”, tendo a 1ª edição ocorrido em 2018. Os resultados da 1.ª edição podem ser consultados em Prémios Arquivo.pt 2018 e os da 2.ª edição em Prémios Arquivo.pt 2019.