Passar para o Conteúdo Principal
 

Verizon Media no GigaPIX

Verizon Media no GigaPIX

Ligação foi efetuada no dia 17 de maio. Adesão vai permitir acesso mais rápido a diversos tipos de conteúdos. 

No dia 17 de maio, a Verizon Media, anteriormente conhecida como Oath, passou a estar ligada ao GigaPIX. De acordo com a equipa da Área de Serviços de Rede da Unidade de Computação Científica Nacional, esta nova  ligação vai ao encontro da estratégia do GigaPIX: “ligar cada vez mais entidades, de forma a prestar um melhor serviço não só à Rede Académica, mas também a toda a Internet em Portugal”.

Nesse sentido, a presença deste novo membro no GigaPIX (e respetivo peering direto com a Rede Ciência Tecnologia e Sociedade – RCTS) vai permitir às instituições ligadas à rede académica “um acesso mais célere a um vasto grupo de conteúdos de media”, acrescentam, destacando que este tráfego, tal como todo o do GigaPIX, é considerado como académico.

A estrutura GigaPIX liga, neste momento, todos os grandes operadores nacionais e alguns dos maiores servidores de conteúdos internacionais, tais como Akamai, Google ou Microsoft. Atualmente, conta com 37 membros e o seu débito máximo de troca de tráfego perto dos 100Gbps. Os dados mais recentes apontam para um crescimento de 60% no volume de tráfego do GigaPIX, ao longo dos últimos anos. Esta estrutura está presente em três localizações na cidade de Lisboa e uma no Porto.

A Verizon Media é uma subsidiária da Verizon Communications que agrupa várias plataformas digitais. Foi criada depois da empresa mãe ter adquirido a AOL (America Online), em 2015, e a Yahoo!, em 2017.